Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SOS Restinga de Maricá.

   A área de Proteção Ambiental de Maricá está abandonada. Queimadas, lixo e até carros abandonados ameaçam a vegetação.


    A Área de Proteção Ambiental fica entre o mar e a lagoa. É um paraíso para os pescadores. Tem dunas de areia que lembram as do Nordeste. Mas os moradores denunciam: a natureza ali está ameaçada.
   O que tem acontecido são pessoas jogando lixo, entulhos, queimadas criminosas, que passam para a vegetação.
   A Restinga de Marica também é conhecida por suas plantas medicinais. Boa parte da vegetação dali é formada por ervas que abasteciam o hospital da cidade. Isto porque muitas espécies estão em extinção. O abajeru, por exemplo, só é encontrado na beira da estrada.
   A importância das plantas é para o tratamento da diabetes, porque ela é um hipogliximiante natural. E assim como o abajeru, a carqueja e a carobinha também estão em extinção na restinga. Então, quero pedir um SOS para a Restinga, para a gente conseguir salvar o que resta lá das plantas medicinais. As soluções para a restinga não podem demorar.
   "A restinga é uma vegetação, é um ecossistema que agüenta o sol forte, agüenta a aridez, mas é um ecossistema frágil. Se você começar a degradá-lo, ele não vai conseguir se recompor facilmente em curto período".

Nenhum comentário:

Postar um comentário